Institucional

A Ecos da Natureza é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, de caráter nacional, fundada em fevereiro de 2014. Seu objetivo é atender às demandas no setor da engenharia sustentável, dando suporte na elaboração de planos urbanos de desenvolvimento e gestão nas áreas de saneamento (água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos), elaboração de estudo e avaliação de risco ambiental para empreendimentos e obras existentes ou em fase de implantação.

O escopo de trabalho da ONG também apresenta uma dinâmica operacional fundamentada na disseminação do conhecimento por meio de palestras, cursos especializados, congressos e simpósios, seja de maneira independente ou em parceria com instituições afins.

Idealizada e fundada pelo engenheiro civil, mestre em geotécnica, mecânica de solos e fundações, Francisco José Pereira de Oliveira, a ONG reúne profissionaisdos setores de meio ambiente, saneamento e resíduos sólidos. “Trata-se de uma rede de conhecimento técnico que ajudará no desenvolvimento de especialistas e na divulgação das pesquisas científicas e tecnológicas do setor”, comenta o engenheiro Francisco.

Entre todas as ações propostas, a primeira acontece no ano de criação da ONG. O Simpósio Ecos da Sardenha mantém a proposta de trazer para o Brasil os trabalhos apresentados nos Simpósios Internacionais da Sardenha, Itália. Trata-se de um evento bienal, que chega à sua sexta edição nacional com a presença de palestrantes reconhecidos internacionalmente.

A primeira presidente da Diretoria Executiva da ONG é a engenheira civil Daniela Augusta Watanabe Vaz Kuhn. O advogado Wilton Magário Júnior assume o cargo de vice-presidente.

O Conselho Fiscal tem na presidência o engenheiro Francisco José Pereira de Oliveira. O primeiro conselheiro é o consultor financeiro, Rodrigo Martins Campos de Oliveira.  A secretária executiva, Maria de Fátima Garcia Nunes é a segunda conselheira.

Os mandatos da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal expiram em dois anos, quando será convocada uma nova eleição.

A ONG tem sua sede na cidade de São Paulo – SP, mas sua área de atuação percorre todo o território nacional, podendo desenvolver suas atividades com o apoio de subseções, parcerias ou de forma direta. 

 

O Que Fazemos

Eventos

Palestras

Suporte em Gestão Sanitária

Elaboração de estudos e avaliação de riscos ambientais

Cursos de capacitação técnica na área de gestão de resíduos.

Suporte na Elaboração de Planos Urbanos de desenvolvimento ambiental

Diretoria Executiva

Daniela Augusta Watanabe Vaz Kuhn

Presidente

Wilton Magário Júnior

Vice-Presidente

Conselho Fiscal

Francisco José Pereira de Oliveira

Presidente

Rodrigo Martins Campos de Oliveira

1º Conselheiro

Maria de Fátima Garcia Nunes

2º Conselheira