Materiais de difícil reciclagem são foco de projeto em Mairinque

Setorial

A ação, conforme a diretora do Departamento de Meio Ambiente do município, Alice Martinez, resulta de parceria entre a prefeitura e empresas de grande porte que trocarão os itens arrecadados por selos cuja soma final é revertida em dinheiro para os cofres públicos. O posto de coleta desses materiais funciona na própria Prefeitura de segunda a sexta-feira das 9h às 16h (a Prefeitura será a responsável por encaminhar esse material às empresas parceiras). A iniciativa, considerada uma ação socialmente responsável e ecologicamente correta, é coordenada pela TerraCycle, organização que cria produtos verdes a partir daquilo que for coletado.

Tudo é passível de aproveitamento, conforme Alice Martinez. A embalagem e o tubo de pasta de dente, a esponja usada para limpeza, latas e uma infinidade de elementos que não apresentam, a princípio, características aproveitáveis. Companhias como a Kraft Food, Frito Lay, Stonyfield Farm, Mars Wrigleey e muitas outras já aderiram à ação.

Com mais de 50 produtos disponíveis nas maiores redes varejistas do mercado norte-americano como WalMart, Target, The Home Depot, OfficeMax, Petco e Whole Foods Market, a TerraCycle é uma das representantes do segmento que mais crescem no mundo. Fundada, em 2001 por um estudante de 19 anos chamado Tom Szaky da Universidade de Princeton, começou como uma empresa de fertilizantes orgânicos e expandiu para uma companhia de multicategoria e "ecofriendly".

O sonho de Tom era encontrar um novo caminho mais responsável de se fazer negócio e que fosse, ao mesmo tempo, bom para o planeta e para as pessoas. A organização trabalha o mote de eliminar a ideia de resíduo por meio de formas inovadoras e únicas de reutilizá-los.

Na cidade, a experiência ainda se encontra em fase embrionária. Alice Martinez conta que, como acontece no país, por lá também o conceito é pouco conhecido. A administração, porém, pretende ampliar os postos de coleta (hoje funciona apenas na Prefeitura) para outros espaços como as escolas da rede pública.

O Departamento ainda não tem uma meta a ser cumprida. "Estamos no começo e isso será melhor mensurado com a procura dos interessados. Aí, sim, teremos condições de projetar números e de definir estratégias para otimizar o projeto e garantir melhor qualidade de vida à população." 

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Voltar




Categorias